6 Dicas de Como Criar uma Estratégia de Conteúdo em Minutos

Como Criar uma Estratégia de Conteúdo em Minutos
Como Criar uma Estratégia de Conteúdo em Minutos
Olá amigo bem vindo. Neste artigo iremos mostrar a você seis dicas de como criar uma estratégia de conteúdo em minutos por meio de um passo a passo simples e prático.

As estratégias de criação de conteúdos são extremamente importantes para o marketing de forma geral, seja para empresas, pessoas, produtos ou outros. Lembre-se: o objetivo que você pretende alcançar depende de sua abordagem de conteúdo atual.

Mas, estamos aqui para lhe apresentar algumas dicas de como criar uma estratégia de conteúdo em minutos – ao invés de semanas - e isso requer apenas uma única folha de papel ou um computador com as respostas para seis perguntas simples.

Bem, na verdade, a gente já inicia fazendo uma agora: você está pronto? Se a resposta é sim, aqui está o que você irá precisar:

•         20 minutos
•         Papel e caneta ou um computador

Tópicos deste artigo:
 1 - Por que você está criando conteúdo2 - O que você deseja que o conteúdo faça3 - Quem é a audiência pretendida do seu conteúdo4 - Quais são os formatos de conteúdo que você pode criar5 - Onde estará seu conteúdo, quem o publicará e com que frequência você terá novos conteúdos6 - Como você medirá o sucesso do seu conteúdo

Dicas de Como Criar uma Estratégia de Conteúdo em Minutos Passo a Passo


Como Criar uma Estratégia de Conteúdo em Minutos
Como Criar uma Estratégia de Conteúdo em Minutos
Fico feliz que você tenha decidido embarcar conosco nesta viagem de 20 minutos para aprender nossas dicas de como criar uma estratégia de conteúdos em minutos. Por tanto, não há como voltar agora - então vamos.

Pergunta 1: Por que você está criando conteúdo?


Para começar, vamos responder a uma pergunta fundamental: por que você está criando conteúdo?

Você ficaria surpreso com a frequência com que esta questão é negligenciada. Conhecer a resposta a esta pergunta irá ajudá-lo a concentrar todos os seus esforços na criação do seu conteúdo para que ele seja eficaz.

Conteúdo só por conteúdo, sem um objetivo abrangente, é um desperdício total de tempo e, em muitos casos, também de dinheiro.

Voltemos a nossa pergunta original e a centelha de todo esse esforço de 20 minutos: alguém em sua equipe pediu que você criasse uma estratégia de conteúdo. Por quê? O que motivou a necessidade?

Os exemplos comuns incluem:

•         Para aumentar a divulgação da marca ou produto fazendo com que chegue a mais pessoas;
•         Aumentar a quantidade de leads no funil de vendas;
•         Aumentar a geração de receita.

É possível que seus esforços nas estratégias de criação de conteúdos se enquadrem em um ou mais desses objetivos.

Aqueles que tem maior prioridade escreva-os rápido. (Rápido, porque você só tem mais 13 minutos para chegar à sua estratégia de conteúdo documentada e finalizada!)

Pergunta 2: O que você deseja que o conteúdo faça?


Este não é muito difícil se você já conhece a resposta antes de questionar. Compreender o que deseja que o seu conteúdo realmente faça para o leitor é importante porque ajuda a reduzir o tempo quando se trata de criação de conteúdo.

Os exemplos comuns incluem:

•         Mostrar o ponto de vista único da sua marca ou produto no mercado;
•         Atrair novos visitantes para o seu site, blog ou mini site e aumentar a geração de leads;
•         Fornecer aos potenciais clientes/visitantes sua pesquisa de pré-vendas;
•         Apoie os maiores esforços e objetivos de SEO do seu site ou página na web;
•         Ajude a recuperar ligações ou conversões perdidas, como carrinhos de compras abandonados (no caso de e-commerce e loja virtual) ou pedidos de demonstração;
•         Remarketing para clientes existentes.

Pergunta 3: Quem é a audiência pretendida do seu conteúdo?


Se você tiver um minuto ou dois extras, experimente gastá-los em sua audiência. Seu público-alvo dirige todo o ciclo de vida do conteúdo e determina a eficácia do mesmo na consecução dos objetivos pretendidos.

Afinal, seu público é, literalmente, o grupo de pessoas que o seu conteúdo inteiro gira em torno dele.

O conteúdo personalizado para um grupo de pessoas muito específicas o ajudará a concentrar seus esforços na montagem de conteúdos e a aprimorar sua abordagem continuamente, pois seu público envia seus comentários sobre o envolvimento.

E por falar em comentários e envolvimento do público, vale lembrar aqui que esses são também uns dos fatores utilizados pelo Google para decidir em que página ou posição seu conteúdo será ranqueado.

Aqui estão algumas perguntas para ajudá-lo a entender seu público um pouco melhor:

•         Qual a idade, o gênero e o nível de conforto digital do seu público?
•         Qual é o problema que seu público quer resolver com sua marca ou produto?
•         Qual é a principal razão para o seu público não se converter?

Nossa, nós agora já temos 50% do caminho completo!

Pergunta 4: Quais são os formatos de conteúdo que você pode criar?


Como Criar uma Estratégia de Conteúdo em Minutos
Como Criar uma Estratégia de Conteúdo em Minutos

Bem amigo, agora que já está preparado para a batalha, liste os tipos de conteúdos que você pode criar com o mínimo de dificuldade possível a fim de atingir o seu público alvo ou a sua audiência.

Em si tratando-se de empresas, estas podem e devem, no mínimo, ter um blog associado ao seu site e consequentemente produzir conteúdos para ele, ou talvez contratar uma agência para fazer algum trabalho correspondente com gráficos e vídeos.

Dentro do marketing digital, em especial os donos de blogs, mini sites e etc., são pessoas que dependem permanentemente das estratégias de criação de conteúdos uma vez que estes precisam constantemente alimentar suas audiências com informações, dicas entre outros.

Em ambos os casos, é importante sempre priorizar os formatos que você pode criar conteúdos com frequência, de forma consistente e que atendam a padrões de alta qualidade.

Tenha sempre em mente o seu público-alvo também e pergunte quais formatos de conteúdos combinam com seu nível de conforto digital.

Os tipos comuns de conteúdo incluem:

•         Artigos de blog
•         Infográficos
•         PDF’s para download (guias gratuitos, livros eletrônicos, estudos de caso)
•         Vídeos
•         Testes

Pergunta 5: Onde estará seu conteúdo, quem o publicará e com que frequência você terá novos conteúdos?


Ok, então são tecnicamente três perguntas, mas todas estão relacionadas e  você só recebeu 30 segundos para responder.

O objetivo desta questão é ter uma ideia de distribuição de conteúdos, frequência de conteúdos e participação de sua equipe conteúdos na elaboração dos conteúdos.

Aqui estão algumas opções de distribuição de conteúdo para escolher:

•         Páginas do site
•         Blog
•         Facebook
•         Youtube
•         Instagram
•         Pinterest entre outros meios

Não deixe antes de pesquisar onde estão seus potencias clientes. Mesmo sabendo que as redes sociais são uma verdadeira máquina de tráfego orgânico, lembre-se que nem todos estão ali com o pensamento de compra.

Apenas circule os conteúdos onde realmente se seja viável. Para as empresas que estão iniciando, provavelmente será o blog a sua porta de entrada e também uma página no Facebook.

Pergunta 6: Como você medirá o sucesso do seu conteúdo?


Como Criar uma Estratégia de Conteúdo em Minutos
Como Criar uma Estratégia de Conteúdo em Minutos

Você pode sentir que esta pergunta pode levar horas ou dias para ser respondida e você está certo.

Mas, embora a medição possa ser complicada e cheia de matrizes de métricas de conteúdos, para que você atinja a linha de meta da estratégia de conteúdo, vamos simplificar esse marco final.

Qual é a forma como você pode medir o sucesso do seu conteúdo?

Queremos combinar nossos objetivos com nossa medida para que possamos analisar nosso desempenho no contexto certo.

Leads são excelentes, mas se o seu objetivo está focado no SEO do seu site e você não consegue atingir o crescimento desejado no tráfego orgânico, algo pode estar errado.

Ao definir o seu objetivo de medição, certifique-se de definir uma linha de tempo. Isso pode ser de noventa dias ou um anos, dependendo da sua resposta à pergunta.

Ao definir o seu objetivo de medição, assegure-se de configurar intervalos para verificar e fazer estudos dos dados.

Aqui estão algumas metas comuns de medição:

•         Alcançar uma determinada quantidade de leads ativos de conteúdo para download dentro dos primeiros 90 dias
•         Aumentar o tráfego orgânico em 10% no ano
•         Aumentar os visitantes de retorno em 5% no prazo de 6 meses

Parabéns! Você acabou de completar uma estratégia de conteúdos excelente:

Ufa! É isso aí. Suas respostas a essas seis perguntas acabaram de produzir uma estratégia de conteúdo de uma página inteira.

Como assim? Se eu fosse você, eu estaria muito feliz nesse momento porque esses 20 minutos produziram um excelente conteúdo e a razão pela qual você deve fazer este exercício é porque a parte mais difícil é apenas começar.

Conclusão

“Feito é sempre melhor do que perfeito”. Não importa quão fantástica, linda ou trabalhosa seja uma estratégia de elaboração de conteúdos, a execução é sempre a parte mais importante.

Montar uma estratégia de conteúdos eficiente é mais que necessário para o marketing.

Independentemente de qualquer que seja o seu foco, sua marca, empresa, seu blog, site, seu negócio online, enfim, se você quer que ele torne-se não só conhecido, mas relevante para sua audiência, nosso conselho é: gaste tempo na criação de estratégias de conteúdos e aguarde os resultados aparecerem gradativamente. 

A propósito:

Até aqui você aprendeu o quão importante é planejar estratégias de criação de conteúdo para seus negócios, bem como conheceu nossas dicas de como criar estratégias de conteúdos em minutos.

Se você gosta do marketing de conteúdotem interesse em conhecer mais sobre como trabalhar com ele, sobre tudo, como iniciar um negócio online do zero, te convido a clicar no link logo abaixo e conhecer mais sobre como criar uma estrutura de negócio online altamente lucrativa mesmo se você for um total iniciante.




COMPARTILHAR:

0 comentários:

Postar um comentário

Arquivos do Blog

Postagens do Blog

INSCREVA-SE POR E-MAIL

Postagem Recente

Curso de SEO Online: Curso Gerador de Tráfego de Vicente Sampaio

Curso de seo online : é isso que você está procurando? Olá, tudo bem? Seja bem-vindo. Se você chegou até aqui é porque está procurando por...